Adoração Digital

Heaven_thumb

Confira a atualização no final do post

Como você imagina o céu?

Certamente você já gastou um tempo para imaginar todo aquele esplendor de lugar que João descreve no Apocalipse, acontece que construíram um game baseado nos relatos da visão do apóstolo e o resultado ficou bem interessante!

Em meados de 2008, não me lembro como, descobri um game cristão desenvolvido por uma empresa chamada “Genesis Works”, seu nome era “Heaven The Game”, um jogo Adventure Point and Click em primeira pessoa, parecido com Myst e Raven e se passava no Céu!

O tal “Heaven” era muito bonito graficamente com modelos e cenários belíssimos.Eu logo me interessei, afinal, jogo com elementos cristãos é algo raro de se ver, agora, um jogo cristão bonito e que não parece ser chato é basicamente um milagre, é para glorificar de pé e plantando bananeira.

Entendo que falar de Céu e apocalipse não é algo nada trivial, em virtude das interpretações e até mesmo das divergências teológicas que temos ao lidar com o assunto. Esse jogo, no entanto, parece não se importar muito com isso, pois adotou uma postura mais literal:”Ta escrito assim, vamos tentar fazer assim”, até por que o foco foi retratar os aspectos visuais descritos no livro e não os acontecimentos apocalípticos.

heaven002

A história do jogo é simples…e meio tosca, um rapaz chamado Joshua pilota uma uma nave espacial em direção a Júpiter, mas acaba se chocando com asteroides, quem o salva é o arcanjo Miguel e o leva para o céu….e eu sei o que você está pensando: “Ué, então ele morreu!!” Eu também pensei assim, mas a descrição do game não dá leva a esse entendimento, é como se ele fosse apenas fazer uma visita no céu e depois vai voltar de algum jeito.

Então, chegando no céu, ele encontra uma moça loira chamada Axis, que vai guiar ele nessa aventura pelo céu, resolvendo puzzles e conhecendo os belos lugares lá representados, com direito à Sala do trono, conhecer Jesus, os anjos, ruas de ouro, seres viventes e por ai vai. Os gráficos são bem bonitos e chamam a atenção logo de cara. O jogo segue em seus belos cenários e com a sua interação com Alix, ela fala sobre as coisas de Deus enquanto te ajuda a resolver os desafios e prosseguir na jornada.

axis

Vó?

Um ponto bizarro disso tudo é que essa personagem Alix….digamos…não está com uma vestimenta muito evangélica(O jogo não tem classificação etária). Como você percebe na imagem, eles inseriram bastante sensualidade na personagem, tanto no modelo do seu corpo quanto nas roupas, e isso é incômodo. Parece que os desenvolvedores abriram mão um pouco do foco principal do jogo pra fazer uma personagem sexualizada(e isso na eternidade!!). Mas o pior não é apenas isso, essa mulher é a sua AVÓ no jogo. Sim, é a sua falecida avó em um “corpo glorificado”(o jogo que descreve assim). Talvez você precise de um tempo pra se recuperar dessa informação, mas sim, a personagem Loira Sexy do jogo cristão é a sua avó.

 

 

Pois bem, parece que essa mulher foi curada por Jesus em vida, ela era paralítica e coisa e tal, agora anda por ai e faz piruetas(tem isso no jogo). Mesmo com essa história peculiar,  o jogo parecia promissor, não fosse as situações misteriosas que envolveram a criação e manutenção do game. Confira:

Histórico do jogo:

Pesquisando sobre o site do jogo no WebArchive, um portal que salva versões antigas de sites, notei que o projeto corre pelo menos desde 2001, e pelo pouco que dá pra ver , o game passou por muitas alterações. Em 2003 o site informava que o jogo seria lançado por volta de 2004/2005, o que não ocorreu, e o que aparentava ser uma versão antiga da personagem Axis(a vovó) era mostrada na página.

Em maio de 2007 o site começou a apresentar um breve vídeo do jogo já na forma como foi lançado de fato, mas foi apenas em outubro de 2008 que a página foi oficialmente lançada. Feita em flash, tudo era muito épico e dourado, parecia muito promissor, foi nessa época que eu soube da existência do jogo e conheci o site. Clique AQUI para visualizar essa versão do site do jogo, vale muito a pena.

“Ruas de ouro, Os portões de pérola, anjos e muito mais, é o que você verá e jogará em HEAVEN o jogo.

Jogando com o comandante Joshua você se unirá a uma ‘velha amiga’ que te guiará e ajudará em sua jornada pelo CÉU

Você andará nas ruas de ouro, os famosos portões de pérola e finalmente a Sala do Trono do Deus Todo poderoso! Explore um mundo que você apenas sonhou. Procure por dicas e verdades escondidas que abrirá o esplendor do CÉU.”

 

Ruas de ouro

Ruas de ouro

Eu confesso que me empolguei bastante por que o jogo parecia promissor, gráficos bem trabalhados e uma jogabilidade simples a aparentemente divertida. Boa parte do site se dedicava a mostrar que as localidades do jogo eram baseadas nos versículos bíblicos do Apocalipse, principalmente dos capítulos 1, 2, 4, 5, 21 e 22.

O site do jogo era bem trabalhado e eu fico feliz de poder rever, eu nunca vi um site de jogo tão completo, mostrando a obra com tantos detalhes, desde artes conceituais, dezenas de vídeos do jogo, biografia dos personagens, etc. Dava pra ver que os desenvolvedores colocaram o coração no negócio, há inclusive uma pequena comic book com elementos do jogo. Infelizmente não havia data de lançamento nessa versão do site.

Sem título

Em julho de 2009 o site foi mudado e já contava com uma data de lançamento: 1/09/2009. De resto, continuava o mesmo. Em setembro do mesmo ano a página foi modificada mais uma vez, desta vez o jogo já poderia ser comprado por 14,95 dólares na Amazon ou via Paypal. A página continha um pouco menos de informações do que a versão gloriosa de 2008.

 

Leão

Um dos seres viventes

 

Essa ultima verão do site durou até maio de 2013 quando tudo foi substituído por uma única imagem, e não constava “Heaven The Game”, mas sim “Journey to Heaven” e a propriedade do jogo não mais é creditado como da Genesis Works, mas sim de Last Generation LLC, não encontrei site oficial da empresa, nem nenhuma menção posterior do jogo.

 

 

 

O misterioso sumiço do game:

Se você acessar hoje o site oficial, você vai ver essa ultima versão: insossa, sem vídeos, sem datas e sem links pra comprar. É anunciado “Journey to Heaven” para o verão americano de 2013 até hoje. Além disso, o destino do jogo original é uma grande incógnita, não se sabe por que ele sumiu ou se foi vendido para outra empresa. O material era muito bom pra ser “jogado fora” dessa forma, acho que a desenvolvedora acertou em tentar fazer um jogo bíblico que não parecesse chato ou puramente educacional.

Agora, a divulgação da venda do jogo foi bastante ruim para uma obra tão trabalhada ( lembrando que estamos falando de um jogo independente, cristão e que deveria ter orçamento muito baixo), ao mesmo tempo que o site oficial mostrava centenas de informações interessantes do jogo, quando ele foi lançado, os desenvolvedores optaram por métodos de venda pouco convencionais. Talvez fosse caro enviar os DVDs pras lojas físicas ou conseguir colocar o jogo na Steam, não tenho dados das vendas, mas acredito que tenham sido muito baixas. Era um jogo com potencial de atingir público não cristão, uma vez que o Céu é um assunto que passa com certeza na mente de crentes e não crentes. Quem sabe ele não volta oficialmente um dia?

Heaven_main

Em 2012 eu cheguei a comprar o jogo no Ebay, por 30 dólares(15 de frete), mas nunca recebi. Me mandaram um e-mail informando o envio do produto mas nunca chegou, e eu também vacilei de não ter corrido atrás deles pra ver o que havia ocorrido com envio. No fim das contas dei 70 reais pra eles e nunca obtive a minha cópia.

Um outro grande mistério é a desenvolvedora do game:”Genesis Works“, que tem um site oficial vazio, não tem nome de ninguém nem tampouco um blog ou qualquer informação sobre jogos futuros ou o próprio “Heaven”. Vasculhando também o passado do site deles dá pra ver que o grupo começou lá em 2000 como um site que criava animações 3D e outras soluções como impressão de cds personalizados. Versões antigas do site oficial do jogo citavam os nomes dos artistas(muito bons por sinal) Stephan Martiniere e Dylan Cole, o que pode ser confirmado em seus devidos websites, no caso, ambos foram freelancers no projeto e nada mais. É preciso garimpar bastante ainda pra saber quem é a mente por trás disso e para aonde foi todo o esforço.

Considerações

Para mim esse é um bom exemplo de game bíblico, não tenho como dizer a respeito do gameplay por que não tive a oportunidade de experimentar, mas graficamente ele é/foi um jogo bem trabalhado, esse pessoal se esforçou bastante. O ponto baixo mesmo fica na escolha do modelo e roupas da personagem Axis, que, na minha opinião tem roupas muito Sexy para a ocasião e o fato de ela ser a sua avó deixa a situação mais bizarra. É possível ter personagens bonitas sem apelar nas roupas e eu acho que esse jogo falhou nessa parte. No mais, ainda tenho interesse em jogar!

 

Você pode conferir os links abaixo para conhecer melhor o jogo, comente ai embaixo o que achou da iniciativa de um jogo que se passa no Céu!

 

 

https://www.facebook.com/Heaven-PC-Game-127030124004885/

 

 

———————-Atualização 12/11/2016——————————–

ELE VOLTOU!!!

O Heaven voltou!! O site foi atualizado e agora o jogo voltou a estar disponível para venda, ainda apenas em formato físico e pagamento via Paypal. Aparentemente nenhuma mudança foi feita no jogo(ou seja, a história da avó foi mantida), apenas o nome que realmente foi trocado para Jorney to Heaven, e o nome da desenvolvedora agora é Last Generation. O jogo está de volta, mas continua misterioso, mas dessa vez eu não compro não!!

Tags: , ,
  • Artigos Recentes

  • Categorias