Adoração Digital

 

Trago hoje 5 opções de softwares Livre na área multimídia que podem abrir novos horizontes para você colocar em prática sua criatividade, como hobby ou no trabalho,  e principalmente no seu ministério.

Se você não sabe ainda o que é Software livre, recomendo assistir esse vídeo:

 

 

Futuramente teremos mais artigos sobre o tema, vale ressaltar que os programas apresentados são grátis pra baixar e livres para usar e compartilhar com os amigos. Vamos às ferramentas:

 

 

1 – GIMP

1024px-gimp-2-6-0
 

Um dia em 2005 percebi que precisava saber um pouco de edição de imagem, logo me veio a mente aprender Photoshop, mas como havia acabado de conhecer o mundo do Software Livre, resolvi dar uma chance para a alternativa e não me arrependi nenhum pouco. O GIMP é um editor de imagens por camadas completo, apresenta dezenas de ferramentas e filtros. Além de ser altamente customizável, suas funcionalidades ainda podem ser aumentadas com a instalação de centenas de plugins encontrados na internet.

Esse programa é ideal para edições em foto, montagens, foto manipulação e permite ainda pintura digital e  a criação de animações simples. É um programa Leve, com interface de fácil entendimento e que trabalha com uma vasta gama de formatos de arquivos e pode inclusive salvar no formato do Photoshop.

Se você tem interesse em aprender a utilizar o Gimp, estão disponíveis na web tutoriais para todos os níveis, tanto em texto, como em vídeo. Não é difícil lidar com o GIMP, se você nunca mexeu com edição de imagens talvez precise se habituar um pouco com a utilização das camadas, uma vez entendendo isso conseguirá criar e editar suas imagens sem maiores problemas.
Utilizando o Gimp você pode construir material para divulgar cultos ou eventos de sua igreja, depois que estiver habituado com a edição e manipulação de fotos, conseguirá criar anúncios com mensagens criativas e chamativas para seus trabalhos.
Baixe em: http://www.gimp.org/

Tutoriais:
Iniciante: http://www.gimpbrasil.org/2008/06/iniciantes.html

https://www.youtube.com/watch?v=eZABzU5wnL0
http://www.gimpbrasil.org/p/tutoriais-gimp_6.html

 

2 – INKSCAPE

inks_doido
O Inkscape é um editor de imagens vetoriais, é similar ao Corel Draw e o Illustrator, com ele é possível criar ilustrações e colorizá-las, bem como materiais gráficos, como cartões, convites e cartazes.

Apesar de nunca ter utilizado um software proprietário do gênero para comparar, acredito que o Inkscape possui boas ferramentas e ainda tem um grande potencial a se explorar, é ideal para criação de banners, avisos, desenhos, principalmente se o foco for trabalhar com tamanhos específicos para impressão.

Assim como o Gimp, o Inkscape é expansível através de plugins e suporta vários tipo de arquivos diferentes. Seu aprendizado é rápido e possui uma boa quantidade de tutoriais em português.
Baixe em: https://inkscape.org/pt-br

Tutoriais: https://www.youtube.com/watch?v=hsF5oWKENdo

 

3 – BLENDER

sintel

O Blender é uma suite de criação 3D completa e livre, com ele você pode modelar objetos em 3D, inserir materiais e texturas, renderizar, criar animações, diversas simulações físicas e ainda criar jogos e editar vídeos.

O projeto conta ainda com a Blender Foundation, uma organização sem fins lucrativos que objetiva estabelecer serviços para os usuários, além de manter o produto livre e promover frequentes melhorias no software, cooperar com a comunidade com melhorias e promoção de filmes abertos feitos com Blender.

Confira a animação “Cosmos Laundromat” lançada em 2015 pela Blender Foundation:

Com o Blender você pode construir figuras fotorrealistas para transmitir uma ideia que, por meio de fotos ou edição de imagem não seria possível, pode ainda criar animações infantis evangelísticas, ou até mesmo jogos, tudo isso sem qualquer custo em software.

 

rendering-1
 

O aprendizado do Blender é um pouco mais complicado, é um software muito completo, e demanda um bom tempo de estudo. Acredito que investir e estudar  essa ferramenta sistematicamente valha a pena , alguém que domine o programa é capaz de criar muito material criativo útil profissionalmente e ministerialmente.

Curiosidade: O visualizador de áudio do projeto musical desse site “Super Hinário World” foi feito todo no Blender!
Baixe em: https://www.blender.org/

Cursos online em português: https://ead.allanbrito.com/cursos/blender/

Blog especializado em Blender, com novidades e tutoriais(inglês): http://www.blendernation.com/

 

4 – OpenLP

 

O OpenLp é um software para apresentação em igrejas, ele gerencia a projeção da bíblia, músicas, vídeos, e slides. É similar ao EasyWorship da empresa Softouch.

Esse programa me surpreendeu bastante, sua interface é bem simples e intuitiva, e permite a fácil organização de músicas e mídias além de um controle simplificado dos recursos de pré-visualização e execução.

Se você é acostumado com o EasyWorhip ou outro sistema proprietário, pode sentir falta das imagens de fundos bonitas ou dos textos formatados. O openLP realmente é meio “cru” no início, mas ele permite que você crie temas para gerenciar a exibição. Com um pouco de paciência você configura a formatação dos elementos da tela e é capaz de gerar uma projeção tão bela quanto a de um programa pago. O que o OpenLP ainda não faz é permitir a exibição de vídeo no fundo da exibição das letras, esperamos que essa funcionalidade seja implementada nas próximas atualizações.

Uma característica fantástica do OpenLP é a capacidade de gerenciamento remoto,  você consegue acessar a maioria das funcionalidades a distância. O acesso poder ser feito pelo seu navegador ou via aplicativo no Smartphone.
Baixe em: https://openlp.org/

 

5 – Audacity

 

audacity-212-windows-small
 

O Audacity é um software de edição de áudio, similar ao Sony SoundForge, tenho experiência com os dois e acho que fazem uma bela dupla. O Audacity permite elementos de gravação e edição e suporta uma grande variedade de plugins gratuitos. É um programa  ideal para criação de vinhetas, efeitos de voz e ajustes em músicas.

O Audacity conta com uma ferramenta  de remoção de rúido muito eficaz e com vasta possibilidade de ajuste, Além disso  ele permite a edição simples em multipista e gravação de maneira mais fácil e intuitiva do que o software da Sony.

O ponto fraco fica pra interface dos plugins, que deixam o serviço um pouco mais complicado em comparação com seu similar proprietário.

Download mais do que recomendado!

Baixe em: http://www.audacityteam.org/

 


Acredito muito no potencial do Software Livre estou sempre utilizando e acompanhando, na área multimídia principalmente. Toda a arte desse site e a capa do álbum foi criada utilizando ferramentas livres apresentadas aqui, Gimp e Blender!

Sempre encontro um ou outro criticando fortemente os softwares livres, argumentando que os proprietários são “superiores”. Não sou contra programas proprietários, utilizo vários inclusive. Se você prefere estes aos livres, use-os (e pague por eles também). O software livre é mais do que um produto, é uma filosofia, um movimento que promove a plena liberdade do usuário e interação da comunidade. Além disso promove educação e disponibilidade de software de qualidade para todos. Com relação a “não serem softwares profissionais” eu vou apenas deixar um vídeo feito utilizando ferramentas livres, apenas a renderização ficou por conta de um programa proprietário:

 

Tribute to Hayao Miyazaki from dono on Vimeo.

 

Parece profissional pra você?

Temos um vasto mundo ainda para explorar, ainda terei um post específico para os principais programas e é possível que eu crie até tutoriais de alguns deles.
Até uma próxima!

 

  • Artigos Recentes

  • Categorias